Falta menos de duas semanas para a Páscoa, uma das mais importantes festas da igreja católica. É neste período que os fiéis celebram a ressurreição de Jesus Cristo, depois de ser morto e crucificado, na Sexta-feira Santa.
Entre a programação especial das igrejas, está a encenação da Paixão de Cristo, que muitas paróquias promovem como forma de simbolizar este marco. É o que também acontece em Flórida Paulista desde 2005, quando um grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida iniciou o projeto de apresentação teatral ‘Encenação Paixão de Cristo’, que acontece em via pública, sempre após a celebração litúrgica.
A encenação começa em frente à igreja, com o julgamento de Cristo, depois segue uma sequência de locais, sendo que cada um deles representa as fases de Jesus, a paixão, crucificação e morte.
Liderado por Maria de Fátima Boa Sorte, Antonio Marcos de Oliveira e Diego Abílio dos Santos, o grupo conta com a participação de 60 pessoas para apresentação entre crianças, jovens e adultos.
Os ensaios começam com um mês de antecedência, já os preparativos para a apresentação, levam o ano todo. Segundo Maria de Fátima, é tudo minuciosamente planejado e a turma busca em conjunto melhorar e qualificar a apresentação a cada ano que passa. “Contamos muito com a colaboração das pessoas que fazem doações de roupas para o figurino dos atores, além de costureiras que oferecem a mão-de-obra gratuita”, revela Maria.
Ela frisa ainda que o apoio da comunidade, comerciantes, prefeitura e Polícia Militar são de suma importância para a realização do teatro.
Uma das preocupações dos organizadores é quanto à sonoridade. Como a encenação acontece na rua, há certa dificuldade do público entender nitidamente o que os atores dialogam. “É preciso silêncio absoluto na plateia, e nós também procuramos falar alto e nitidamente para que o público possa acompanhar”. Segundo Maria, o ideal seria que cada um deles utilizasse microfones, no entanto: “isto demanda muitos gastos e por enquanto, não temos condições”, explica.
Uma novidade este ano, será a filmagem da apresentação que posteriormente será comercializada na secretaria paroquial. O valor arrecadado com a venda do filme será revertido para o grupo adquirir materiais e roupa para as apresentações futuras.
“Nossa expectativa é que a apresentação consiga alcançar seu verdadeiro propósito, que é sensibilizar as pessoas para uma data tão importante do cristianismo”, frisou os organizadores.
A apresentação será na Sexta-feira Santa, dia 18, a partir das 20h, em frente à Igreja Matriz.
CALENDÁRIO – Devido ao grande sucesso, a partir do próximo ano, a ‘Encenação Paixão de Cristo’ deverá ser incorporada ao Calendário Cultural do município.
O projeto de lei é de autoria do vereador Sócrates Adalberto da Costa, e foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. A lei segue agora para sanção do prefeito Maxsicley Grison.