O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dá inicia a este mês de abril, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), com o objetivo de construir informações que propiciem um conhecimento amplo da realidade socioeconômica do Brasil. É um acompanhamento do censo demográfico, realizado a cada 10 anos, para atualizar o número de moradores, ocupações, itens sobre saúde e educação, faixa etária e renda.
A pesquisa será realizada em Dracena, Junqueirópolis, Ouro Verde, Paulicéia e Tupi Paulista. A pesquisa é fundamental para planejar políticas públicas e para que a população saiba mais sobre o País e, assim, possa exercer sua cidadania.
O domicílio é selecionado de forma aleatória pelo serviço de informática do IBGE. Os municípios são selecionados por setores, e cada setor possui 300 domicílios. Desses, 14 residências são selecionadas para a pesquisa.
Segundo Rubens Paulo de Lazari Pastana, técnico do IBGE, a PNAD é realizada ano após ano. Segundo ele, os domicílios escolhidos receberão as visitas cinco vezes com intervalo de três meses entre uma coleta de dados e outra. “Após o término, outras 14 residências serão selecionadas”, disse.
Pastana avisa que é importante a população responder as perguntas com veracidade, para que a entrevista tenha credibilidade, sem dados falsos. “O IBGE é o único órgão oficial do governo para pesquisas”. A partir dos dados colhidos será construída uma base de informações ampla e continuamente atualizada.
O técnico alerta os moradores para tomar cuidados com os falsos funcionários do IBGE. O funcionário possui crachá de identificação e não pede para adentrar as residências, além de possuir veículo oficial e PDA (computador de mão), facilitando para que as entrevistas sejam rápidas.
Wiliam Viana da Lapa será o técnico responsável que percorrerá as residências tanto em Dracena quanto nas demais cidades citadas.
Todas as informações são estritamente confidenciais e só podem ser utilizadas para fins estatísticos, sem qualquer identificação pessoal, conforme a Lei n.º 5534, de 14/11/1968, que garante o sigilo das informações individuais prestados ao IBGE, impedindo sua utilização para efeitos fiscais, ação legal ou qualquer outro fim. Ao responder corretamente as perguntas do pesquisador, você contribuirá para a construção de uma importante fonte de dados sobe o Brasil.
SERVIÇO – Os resultados das pesquisas podem ser verificados no site www.ibge.gov.br
Caso haja dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelos telefones 0800-721-8181 ou (18) 3821-2495.