A Volkswagen está lançando no mercado nacional a linha 2015 dos modelos Gol, Voyage e Saveiro com ainda mais conteúdo de série e novos itens de tecnologia disponíveis. O grande destaque fica por conta do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, que estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Com até 120 cv (etanol), o novo motor chega para complementar a gama de versões dos modelos Volkswagen, junto com o renomado motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), que continua a equipar os demais modelos 1.6l. Outra novidade é que os veículos passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline. Ao alinhar toda a oferta de conteúdo desses modelos com essas três versões, a Volkswagen – além de tornar mais fácil a escolha do consumidor – torna todas as versões mais equipadas.
NOVO MOTOR PARA GOL RALLYE E SAVEIRO CROSS – Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Gol Rallye e na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Com a tecnologia Total Flex, ele é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.
EVOLUÇÃO DO TRANSMISSÃO I-MOTION NO GOL RALLYE – Além do novo motor 1.6l MSI, o Gol Rallye 2015 conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion. Essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso dos veículos. Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion do Gol Rallye 2015 ainda permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional. Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI.
NOMENCLATURA GLOBAL – Trendline – ótima relação custo-benefício. Já na versão de entrada, o Gol Trendline (disponível nas carrocerias duas e quatro portas e motores 1.0l e 1.6l MSI) e o Voyage Trendline (oferecido com motores 1.0l e 1.6l MSI e carroceria quatro portas) passam a contar – adicionalmente aos itens de série da linha 2014 – com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas. Lembrando que, desde a base, o Gol e o Voyage já saem de fábrica equipados com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas e a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen. Entre os opcionais dessa versão, as novidades ficam por conta dos sobretapetes e do pacote “Conectividade” (que traz rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, I-System, seis alto-falantes e volante multifuncional, com controles dos sistemas de som e de telefonia.