O município de Pacaembu comemora hoje, 2, 65 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a data, a Prefeitura e a Secretaria de Educação, com apoio de parceiros, pretende superar em qualidade e inovações as festividades dos anos anteriores. O tema proposto para este ano é “Pacaembu em ritmo de Copa”.

Nesta quarta-feira, haverá as solenidades do ato cívico na praça Avamor Berlanga Mugnai, às 9 horas, com a realização do culto à Bandeira Nacional, pelo Tiro de Guerra de Adamantina. Já no período da noite, às 19h30, será celebrada missa em Ação de Graças ao município.
Para encerrar as comemorações, de quinta-feira, 3, a domingo, 6, ocorre a 27ª Festa do Peão Boiadeiro de Pacaembu, no recinto de rodeio.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2013, Pacaembu possui 13.829 habitantes. Em 2010, esse número era de 13.226.
A cidade de Pacaembu originou-se a partir do avanço da Companhia Paulista de Estrada de Ferro rumo ao Rio Paraná, por volta de 1925, quando foram plantadas lavouras que atraíram um maior número de agrupamentos humanos para o Oeste Paulista. Em consequência, foram surgindo núcleos urbanos, como os povoados de Sumatra, Iracema, Vila Pires, Guaraniúva, Esplanada, Marajoara e Jardim Marajoara, próximos entre si.
Sumatra, o mais antigo, foi fundado pelos irmãos Senise; Iracema pelos irmãos Cavichioli, enquanto que Guaraniuva teve como fundador Oswaldo Flácio Teixeira. Este apresentava a maior concentração de habitantes e maior índice de progresso, sendo elevado a Distrito de Paz, pertencente ao município de Lucélia, em novembro de 1944. 
Com isto, surgiu uma competição de progresso e desenvolvimento entre a sede e a povoação de Esplanada, cujo proprietário, a firma Teixeira, Souza e Pereira, loteou em quadras. Seu progresso foi tão rápido que ultrapassou o desenvolvimento da sede do distrito. 
Em 1948, levando-se em consideração que as duas povoações, Guaraniuva e Esplanada, estavam próximas e interligadas, o Governo Estadual elevou-as a município e seu nome foi mudado para Pacaembu, de origem indígena (paca-yembú) que significa arroio das pacas. Sua instalação ocorreu no dia 2 de abril de 1949.
A cidade é atualmente administrada por Maciel Corpa e pelo vice Adão Viscardi. O presidente da Câmara Municipal é Raul Antonio Pereira.