O município de Adamantina foi novamente contemplado com médicos do programa do Governo Federal “Mais Médicos”. Na tarde de ontem, 23, os profissionais foram apresentados durante coletiva de imprensa na Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Ivo Santos, vereadores, secretário de Saúde Jorge Chihara e demais secretários, além de lideranças políticas. Quem também participou da coletiva foi a médica Yudeisis Justa Garcia, a primeira cubana do Mais Médicos a chegar no município, em março. 

Na ocasião, ela relatou como tem sido o trabalho e a relação com a população. “São muito acolhedores”, disse. O secretário de Saúde, Jorge Chihara completou que Yudeisis tem se adaptado bem com a língua portuguesa.
A médica atua na USF do Jardim Adamantina, já o local de trabalho dos novos médicos, ainda não houve definição por parte da Secretaria de Saúde. De acordo com Chihara, ainda será necessário aguardar cerca de dez dias para que todos os trâmites burocráticos sejam concluídos. Enquanto isso, os médicos passarão pelo período de ambientação para conhecer melhor o modo e a rotina de trabalho.
Com a chegada de mais clínicos gerais, o município terá a oportunidade de criar 14 Estratégias de Saúde da Família, o que permitirá que as unidades básicas de saúde, resolvam 85% dos casos. Com as clínicas básicas, é possível ampliar a vertente para as áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria.
Os novos profissionais são: Ada Emma Rodriguez Caro, 32 anos, natural de Granma, formada em Medicina na FCM Bayamo; Ada Margarita Garcia Socarrás, 49 anos, natural de Comagiy, estudou Medicina no ISCM Comagiy; Ivan Arsenio Aguilar Rosales, 34 anos, de Granma, fez Medicina na FCM Bayamo; Jorge Felix La o Salas, 55 anos, de La Habisia, fez faculdade na Santiago de Cuba; Jorge Luis Alonsa Espinosa, 39 anos, de Matanzas, fez Medicina na FCM Matanzas; Jorge Luis Fernandez Peña, 39 anos de La Habisia, estudou na Calixto Garcia.