No meio de semana, o prefeito José Antonio Pedretti (PDR) viajou para Brasília. Traçou como objetivos, na Capital Federal, obter recursos para as áreas social e esportiva. Os administradores municipais sabem que se trata do período decisivo para garimpar verbas junto aos deputados. Se não conseguirem nada, dentro do prazo legal para assinatura de convênios, só daqui quatro anos.
Missão cumprida
As secretarias municipais da Educação e Saúde finalizaram, ontem, a ‘Semana da Saúde nas Escolas’. Com a participação de professores, educadores físicos, coordenadores de Emeis, agentes comunitários do PACS e pessoal do ESF desenvolveram atividades físicas em que predominaram música, brincadeiras, piquenique na praça mais próxima, distribuição de balões, máscaras e doces para as crianças.
Não custa prevenir
Três matérias compõem a ordem do dia da sessão de segunda (14). Uma, de autoria dos vereadores Shoiti Kanezawa, Divanir Ledo dos Santos, Kielse Munis, Claudevi Oliveira Silva Jr. e Juliano Brito Bertolini, dispõe sobre normas para loteamentos no município. Um inciso a lei já existente prevê “a instalação de reservatórios, aprovados pela Emdaep, de acordo com o tamanho de loteamentos e com capacidade mínima de abastecimento para 48 horas, em caso de interrupção do serviço”.
Efeito cascata
A falta de chuvas, nos primeiros meses do ano, fez com que os estados do centro-sul do país reduzissem as estimativas da colheita da cana-de-açúcar, na safra 2014/2015. A estiagem também é acusada pela redução das safras de diversas culturas. Só para que se tenha uma idéia da secura atípica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que a produção do milho ficou 4, 5% menor em março, numa comparação com fevereiro.
Verdadeira Rio-Niterói
Funcionários públicos ganham um bom motivo para pegar a estrada ou rever a praia ou visitar os amigos. Em razão da Semana Santa e do feriado nacional de Tiradentes, as repartições e as escolas param quinta-feira (17) e retomam atividades na terça seguinte (21). A comprida “ponte” ainda contempla os bancários.
Golpe da hora
O INSS alerta sobre a ação de estelionatários que vêm atuando na região metropolitana, mas que também podem estar agindo em outras regiões do estado. Um pensionista de Santo André recebeu o boleto de uma suposta taxa administrativa do Instituto que, se não fosse paga, implicaria a suspensão do benefício. Desconfiado e receando perder a pensão, procurou a agência da Previdência Social. Os servidores esclareceram que se tratava de um golpe e que sua pensão não seria suspensa.
Pensamento positivo
Uma doença degenerativa e progressiva, o mal de Parkinson já incapacitou muita gente. Mas ontem, quando foi lembrado o dia mundial da doença, o neurologista Vitor Tumas, da Academia Brasileira de Neurologia, disse que, quando corretamente tratada, ela não diminui a expectativa de vida do paciente e que são raros os casos em que provoca incapacidade.
Agora é tarde
“Além de superfaturar estádios e deixar obras inacabadas, teremos como herança maldita milhares de brasileiros removidos de casas, comércios e instituições”. A observação extemporânea é de Randolfe Rodrigues, senador do PSOL do Amapá, sobre o legado da Copa do Mundo. Pena que o jovem parlamentar só agora, faltando dois meses para o início da competição, atente para o descalabro futuro.
andreo@portalregional.net.br