Anguilla é um território ultramarino da Grã Bretanha, com 13 mil habitantes e localizado no Caribe, próximo à Porto Rico. Foi lá que nasceu Zharnel Hughes que, na última semana, fez duas marcas consideradas excelentes em uma competição escolar, realizada na Jamaica. Nos 100m, correu em 10s12 e nos 200m, 20s32.

Apelidado de “Novo Bolt” pela imprensa jamaicana, não só pelos resultados, mas também pelo físico, alto e magro e de pés grandes, Hughes treina na Jamaica, com Glen Mills, o mesmo técnico do atual bicampeão olímpico dos 100m, 200m e revezamento 4x100m.
A nova promessa do atletismo mundial ainda não sabe por qual nação irá correr nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Mas, se quiser escolher a Jamaica e correr ao lado dos astros Usain Bolt e Yohan Blake, terá que começar a buscar os documentos para que sua cidadania jamaicana saia o quanto antes e ele possa entrar com o processo burocrático junto à Federação Internacional. Se a opção for correr pela Grã Bretanha, “basta” conseguir uma vaga na equipe, já que já é considerado um cidadão do Reino Unido.