Em razão da comemoração dos 65 anos de emancipação político-administrativa do município, uma única matéria compunha a ordem do dia da reunião da câmara, ontem à noite. Tratava-se de decreto legislativo da lavra do vereador Rodrigo Castilho Soares (PSD), outorgando o título de cidadão honorário a Gilberto Kassab, ex-prefeito da capital. Será que a sugestão da honraria tem a ver com a campanha eleitoral? O também pessedista Kassab é pré-candidato ao governo do estado.
Velha tradição
Por sinal, a concessão de títulos de cidadania a políticos, em fase pré-eleitoral, é um costume arraigado, no país. Até mesmo o ex-ministro, ex-senador e ex-governador José Serra foi distinguido com a honraria, há tempos, embora circulando muito pouco pela terrinha. Na segunda metade do século passado, no período da ditadura, deram diploma semelhante para o delegado de polícia Sergio Paranhos Fleury.
Muito calor e pouca chuva
A segunda semana de abril tende a ser quente, com as temperaturas oscilando entre 35º e 24º, de hoje até quinta-feira. Existe a possibilidade de um acúmulo de 6 milímetros de precipitações, no período. Para o fim de semana, embora o filamento de mercúrio continue lá em cima, pode chover 44 milímetros, de sexta-feira até domingo.
Pensamento positivo
Os médicos do estado que atuarem nos hospitais estaduais, localizados em regiões periféricas, passam a receber bônus de 30% em relação ao salário-base dos profissionais que trabalham em regiões mais centrais. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a medida, ontem de manhã. Segundo o ilustre torcedor santista, a população passa a ser atendida por bons médicos, bem formados, e remunerados condignamente.
Assunto puxa assunto
Ontem, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde, criado pela OMS, em 1948. Pegando um gancho na notícia, é bom frisar que o usuário do SUS que sofre descaso na rede pública, agora pode denunciar os problemas, publicamente, por meio da ferramenta virtual Caixa-Preta da Saúde. O projeto foi idealizado e lançado, recentemente, pela Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com sociedades de especialidades e associações médicas regionais.
Pela porta dos fundos
O deputado federal André Vargas (PT/PR), 1º vice-presidente da câmara federal, pediu licença de 60 dias para “tratamento de assuntos de interesse particular”. O parlamentar é acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato que apura esquema de lavagem de dinheiro.
Vitória sem festa
No começo da noite de sábado, Geraldo Monjardim, 66 anos, rumou para o estádio Alonso Carvalho Braga para ver o jogo decisivo do Tupã contra o Noroeste de Bauru, pela série A3 do Paulistão. No entanto, não chegou a comemorar o triunfo de sua equipe, em razão de um infarto. Apesar de receber os primeiros cuidados ainda no estádio, faleceu ao dar entrada no hospital São Francisco.
Caindo pelas tabelas
Com o triunfo de 3 a 1, o Tupã fugiu do rebaixamento e provocou a queda do Noroeste para a série B, a última divisão profissional da Federação Paulista. Uma das grandes forças do futebol interiorano, no século passado, o quadro bauruense amargou o segundo descenso consecutivo, em menos de um ano. Junto com ele também caíram o América de São José do Rio Preto, o Guaçuano e o Sãocarlense.

andreo@portalregional.net.br