A Prefeitura de Dracena em parceria com a concessionária de energia Elektro e a ICF International, promoveram na manhã de terça-feira, 15, reunião no auditório do Senai para a treinamento, discussão e criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), composta por membros de todos os setores da Prefeitura. Na ocasião representantes da Prefeitura e Elektro o assinaram protocolo de cooperação entre as partes. O objetivo é desenvolver a cultura da eficiência energética no município, mostrando sua importância para a Prefeitura, sociedade e meio-ambiente. 

A Gestão Energética Municipal constitui-se em um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrada com a política de modernização administrativa da Prefeitura.
Os agentes municipais receberão treinamento e serão capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética nas diversas esferas do poder público municipal. Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura.
Este projeto foi contemplado no Programa de Eficiência Energética da Concessionária de Energia Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de combate ao desperdício de energia elétrica conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estes projetos trazem muitos benefícios à sociedade, além de contribuir para preservar o meio ambiente.
A implantação da Gestão Energética Municipal em Dracena contará com a empresa ICF International, contratada pela Elektro, que ministrará treinamentos para os servidores municipais, realizará diagnósticos energéticos nas instalações municipais e dará suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica.
Com este projeto, a Prefeitura está tendo um importante papel de integrar em suas políticas públicas a preocupação com o consumo racional de energia, trabalhando para tornar Dracena uma cidade eficiente.