A Secretaria Municipal de Saúde comemora os resultados da campanha de vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos. A mobilização foi reconhecida como uma campanha de sucesso. Foram vacinadas 601 meninas em 20 dias de campanha, o que resulta em 70% das adolescentes nessa faixa etária no município.
A Secretaria espera que a meta de vacinação em 80% da população-alvo seja superada. A campanha prosseguirá até o próximo dia 11. A vacinação é realizada no Posto de Saúde ‘Dr. Takashi Enokibara’, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. As adolescentes devem comparecer munidas de carteira de vacinação e RG acompanhadas pelos pais ou responsável.
Após o recebimento da dose, as meninas deverão ficar em observação por 15 minutos, no próprio posto de saúde, apenas por precaução caso alguma reação ocorra.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane da Silva, até o momento apenas quatro meninas tiveram reações, como tontura. Cristiane informa que ainda podem ser tidas como reações, desmaio e febre.
Com a mobilização, algumas mães aproveitam a ida até ao Posto de Saúde como uma oportunidade para colocar a carteira de vacinação em dia.
Cada jovem deverá tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser realizada após seis meses da dose inicial. Passados cinco anos, será aplicada a terceira dosagem da vacina. Após atingir as três doses, a vacina atinge 98,8% de eficácia. Aquelas que receberam a primeira dose da vacina no mês de março deverão procurar o posto de vacinação novamente no mês de setembro para ter acesso à segunda dose.
De acordo com o Ministério, estudos mostram que essa faixa etária apresenta melhores resultados na eficácia da vacina, pois é quando a produção de anticorpos é mais intensa. Além disso, no caso do Brasil, a maior parte das meninas ainda não iniciou a vida sexual nessa idade e, portanto, é mais provável que não tenha tido contato com o vírus HPV.
Em 2015, a dose passará a ser ofertada para o grupo de nove a 11 anos e, em 2016, para o público de nove anos.