O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) de Presidente Prudente está com a unidade agro móvel instalada no recinto da Fapidra, até hoje, 17, realizando atendimentos aos produtores rurais do município. O objetivo é auxiliar no planejamento e gastos na produtividade rural.
Segundo a consultora do projeto de agro do Sebrae de Presidente Prudente, Selma Luz, que está realizando os atendimentos na unidade móvel, a proposta é levar a informação ao produtor, principalmente na gestão da propriedade.
“Essa ferramenta (o caderno de campo), ajuda o produtor a fazer anotações de tudo o que ele compra e vende e no final do mês, vai saber se está tendo lucro, ou não”, informa Selma, acrescentando que esse controle vai auxiliá-no na hora de tomar uma decisão.
“O produtor vai saber onde está gastando mais e a separar as contas da casa e da propriedade rural, assim ele irá acompanhar os gastos em adubos, combustível, mão-de-obra, encargos, transporte, contas fixas mensais, verificar o mês que vende mais e o produto que está gerando lucro, para saber onde deve investir mais”, esclarece a consultora.
No caderno de campo constam ainda dicas de controle financeiro (entrada e saída) e como negociar seu produto. “O foco é a administração da propriedade”, enfatiza Selma Luz.
Outro guia que o produtor rural recebe é o “Produza Fácil Agricultura”, contendo dicas de análise de mercado, ciclo produtivo das culturas, calendário das atividades, entre várias orientações.
De acordo com Selma, somente duas regionais do Sebrae no estado de São Paulo possuem a unidade agro móvel e Presidente Prudente é uma delas. “O Sebrae está indo de encontro ao produtor rural para saber sua realidade e prestar informações que irão ajudá-lo no seu trabalho no campo”, enfatizou.
A unidade móvel já percorreu as cidades de Pacembu, Anhumas e agora em Dracena. “Os demais municípios da região, interessados, podem procurar pelo serviço, por meio de parcerias como as prefeituras, Cati, Itesp, associação de produtores e sindicatos rurais entre outras entidades vinculadas à área agrícola.
Os horários de atendimentos dependem da disponibilidade do produtor rural, durante o dia e até a noite.
PRODUTOR – O produtor rural José Vieira dos Santos, 70 anos, está na atividade em Dracena há 40 anos. Em sua pequena propriedade ele cultivava o café, mas as despesas com a produção o fizeram abandonar e hoje é produtor de leite e coco. “Vim buscar orientações para melhorar a produção e aumentar a lucratividade”, declarou. Todos os produtores atendidos são cadastrados pelo Sebrae.