Os emplacamentos de caminhões apresentaram queda de 10,7% em março. Foram licenciadas 9.337 unidades, contra 10.465 em fevereiro. Na comparação com março do ano passado, quando foram negociadas 12.354 unidades, o segmento retraiu em 24,42%. No acumulado do ano, houve queda de 11,23% entre o primeiro trimestre de 2014 e o mesmo período do ano passado.
Os números foram divulgados na quarta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa mais de 7,7 mil concessionários de veículos de todo o Brasil.
Parte da retração, segundo a entidade, se explica pelo fato de que março, devido ao Carnaval, teve dois dias úteis a menos que fevereiro. Outro motivo seria o atraso na liberação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) de 2014, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), oficializado apenas em 24 de janeiro. “Isso retardou a aprovação dos pedidos de financiamentos, que estavam acumulados desde dezembro de 2013”, explicou Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave.