Não é distante na memória das pessoas a imagem de alguém que terminou de almoçar e prepara uma espécie de marmita com as sobras da refeição para oferecer ao animal de estimação como almoço.

O tempo passou… passou e esse quadro praticamente inexiste nos dias de hoje. Antes renegados às sobras da mesa de seus tutores, os animais de estimação cruzaram a porta da cozinha e passaram a integrar a família das pessoas, o que resultou num série de benefícios para que eles.
Engana-se quem imagina que apenas os benefícios resumem-se à prática e produção de comida específica para que cães e gatos possam ter melhor qualidade de vida. Cães e gatos ganharam um arcabouço jurídico que os protege de maus tratos e de mais uma grande quantidade de situações que podem colocar os animais de estimação em risco.
Até aí, estamos fazendo apenas uma leitura muito simples da evolução da importância dos peludos na vida das pessoas. Atualmente, o segmento Pet foi transformado num dos mais importantes do mercado mundial. A frase é velha, mas retrata bem o cotidiano do que essa evolução dos animais representou: “Atualmente existem mais pet shops do que padarias nas grandes cidades”.
Somos obrigadas a ir além desta frase. A quantidade de serviços prestados para agradar humanos e peludos cresceu muito. Longe das padarias, dos petshops e das casas legislativas, o mercado turístico viu-se obrigado a passar por uma readequação. Precisou aprimorar seu atendimento para satisfazer os clientes que resolvem viajar na companhia de seus melhores amigos.
Como já dissemos inúmeras vezes, não basta colocar uma placa na porta do estabelecimento dizendo que os animais de estimação são bem-vindos. É preciso evoluir, treinar os funcionários para satisfazer as vontades desse novo cliente.
Por incrível que pareça, essa não é uma inovação pela qual apenas o mercado  brasileiro precisa passar. É uma tendência mundial. Não podemos nos esquecer de que o fato de recebermos a Copa do Mundo da FIFA neste ano e os Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro, apressam a nossa necessidade de adequação às práticas mundiais. Os empresários que não se adequarem a essa nova forma de trabalhar correm o risco de perder seus clientes para a concorrência que, pro esperteza, se preparou para este novo quadro envolvendo os mercados Pet e turístico.
Poucas são as empresas que possuem condições para ajudar os empresários a se modernizarem e adquirirem a expertise necessária e exigida pelo mercado.

*especialistas nos mercados Pet e Turístico.
Acesse: www.turismo4patas.com.br