A menos de um mês para o início dos jogos da Copa do Mundo 2014, repartições públicas e privadas já começam a organizar horários especiais de expediente durante as partidas de futebol em que a seleção brasileira estiver em campo.
A Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE) e o Sindicato dos Funcionários do Comércio de Dracena orientam os lojistas a fecharem seus estabelecimentos durante os jogos da Copa do Mundo. Fica a critério do comerciante a manter ou não o estabelecimento aberto durante as partidas de futebol da seleção brasileira. A medida visa que tanto os proprietários quanto os funcionários possam assistir aos jogos.
Na primeira rodada do Mundial, a medida vale somente para os jogos em que a seleção brasileira enfrentará a Croácia, na Arena Corinthians (SP), no dia 12 (quinta-feira), às 17h; dia 17 (terça-feira), quando o Brasil jogará contra o México, às 16 horas na Arena Castelão (CE) e no dia 23 (segunda-feira), quando o Brasil enfrentará Camarões, na Arena Mané Garrincha, às 17h.
ALIMENTOS – Os supermercados que atendem a população até as 21 horas, irão fechar meia hora antes do jogo e reabrir assim que terminar a partida. Já os demais supermercados que atendem até as 19 horas irão adotar o mesmo horário (fechar meia hora antes do jogo), mas não retornarão o funcionamento no mesmo dia.
REPARTIÇÃO PÚBLICA – De acordo com a Prefeitura ainda não há informação oficial sobre o horário de funcionamento das repartições públicas durante a realização da Copa.
FARMÁCIAS – O presidente da Associação de Proprietários de Farmácia e Drogarias de Dracena, Danilo do Val Lapenta, informa que as empresas associadas à APFDD poderão funcionar ou não durante o horário dos jogos da Copa, desde que não seja nos finais de semanas ou feriados. A exceção se da por conta das empresas que estiverem de plantão, pois essas obrigatoriamente deverão ficar abertas. No dia 12 de junho estarão de plantão a Farmácia Rodrifarma e a Rodoviária; no dia 17, Drogacenter e a Claudiafarma e, no dia 23, Drogaria Palmeiras e Alquimista.
BANCO – O Banco Central (BC) autorizou os bancos a atender ao público em horário alternativo em dias de jogos da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo.
Circular, publicada no sistema de informações do BC, determina que será obrigatório o funcionamento mínimo de quatro horas. A circular não obriga o cumprimento da regra em vigor, que prevê cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto.
Segundo o BC, as instituições financeiras terão que fixar em suas dependências avisos sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos, com antecedência mínima de dois dias úteis.
O horário de atendimento em dias de jogos da seleção brasileira será das 8h30 às 12h30, sem retorno após os jogos.