Procurando despertar nos alunos a importância para a alimentação saudável, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Infantil (Emefi) Guilherme Tammerick deu início ontem, 30, a Feira de Ciências com o tema “alimentação, desafios de uma vida saudável”. O projeto envolveu os 270 alunos da escola dos períodos matutino e vespertino, além de professores, coordenadores e toda a equipe escolar.

Desde o início do ano letivo, educadores de todas as disciplinas se mobilizaram para discutir e aplicar o tema dentro das salas de aula de acordo com o que é estabelecido pelo Sistema Sesi de Ensino. O objetivo do evento é desenvolver bons hábitos alimentares e envolver as crianças no mundo dos alimentos, estimulando uma alimentação rica em nutrientes, segundo a diretora da Emefi, Natalina Gosler.
Os alunos confeccionaram cartazes, faixas e painéis enfatizando a importância de uma dieta alimentar balanceada e os problemas que causam uma má alimentação. Eles ainda distribuíram mimos aos convidados como cadernos de receitas nutritivas, imãs de geladeira e ainda uma deliciosa degustação de doces feitos a partir de legumes como a beterraba e a cenoura. Houve também apresentações artísticas como teatro de fantoches e música.
A escola ainda elaborou um cardápio especial para os dias do evento. No café da manhã os alunos foram servidos com pão, leite e salada de frutas. Na hora do almoço, os alunos se saciaram com salada verde, arroz, feijão, peixe com batatas e uma fruta de sobremesa.
Estudantes de enfermagem e psicologia da Unifadra estiveram presentes na Feira realizando aferição de pressão arterial infantil, medição da gordura corporal e palestras sobre transtorno alimentar e obesidade.
As merendeiras da escola foram presenteadas com toucas e aventais que foram pintados pelos próprios alunos. “É um mimo em agradecimento a merenda escolar que é feita todos os dias com muita dedicação por essas profissionais, articulou a coordenadora pedagógica, Elaine Amália de Melo Oberg Silva.
A Feira de Ciências continua com as atividades hoje e é aberta ao público e também para alunos de todas as escolas do ensino infantil e fundamental.