A primeira noite da 28ª Festa do Peão de São João do Pau D’ Alho era para ser marcada por muita diversão, mas terminou em tragédia na noite de quinta-feira, 1°.
De acordo com a diretora municipal de Cultura, Cláudia Luques, tudo ocorria normalmente no Recinto de Festas ‘Gentil Neri da Silva’, até que ao terminar as montarias em touros, por volta das 22h30, quando os animais eram retirados do recinto e transportados para o caminhão, para dar continuidade na montarias em cavalos aconteceu a fatalidade. “Quando do transporte, o caminhão se afastou um pouco e sobrou um espaço do local onde os animais estavam, foi nesse momento que os dois últimos bois escaparam e percorreram o espaço atrás das arquibancadas, seguindo direto para a praça de alimentação”, explicou.
Cláudia salientou que aproximadamente quatro mil pessoas estavam no recinto de festas, mas que naquele momento poucas pessoas estavam na praça de alimentação. Assustado, o público começou a correr e os dois bois feriram três pessoas.
Uma escrivã de 48 anos teve ferimentos grave. “O prefeito (Manoel Pereira) acompanhou ela até o hospital de Presidente Venceslau, onde foi transferida. Como o boi bateu nas costas dela, o problema se agravou por ela ter hérnia de disco. Mas todo o momento ela ficou lúcida, conversando com o pessoal que a socorreu. Ela não corre risco de vida”, afirmou a diretora de Cultura na tarde de ontem.
Outra mulher e um jovem de 16 anos também tiveram ferimentos leves, no braço e na perna, respectivamente e foram encaminhados para Santa Casa de Tupi Paulista. A Prefeitura irá arcar com todos os gastos médicos.
Como as duas ambulâncias tiveram que se ausentar para levar os pacientes para os hospitais, as montarias em cavalos foram canceladas, e estavam previstas para começar na noite de ontem, 2.
Segundo a PM, o motorista do caminhão responderá por lesão corporal culposa com vítima de animal agressivo. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que investiga o fato.
Cláudia pontuou que a perícia esteve no local no mesmo dia do incidente e comprovou que foi um acidente, por isso a festa continuaria normalmente.
Ontem, 2, estava previsto para subir ao palco a banda Santa Mônica. Hoje, 3, haverá montarias com semifinal e final do rodeio, sorteio de três prêmios (ar-condicionado, geladeira e TV 43 polegadas) para aqueles que adquiriram a permanente, queima de fogos, e após, show com o Grupo Zingaro.
Amanhã, 4, a partir das 10h, haverá grande cavalgada pelas ruas da cidade e queima de alho, no Centro Comunitário.
O rodeio tem a realização da comissão organizadora com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.