Não foi fácil para o Barcelona dizer adeus a Carles Puyol. O capitão da era mais vencedora do clube já havia anunciado sua saída do clube, mas o fim da duradoura relação de 19 anos aconteceu oficialmente na tarde de ontem, 15, em evento realizado no Camp Nou. Messi, Neymar, Iniesta, Xavi, e outros companheiros, acostumados a seguir os passos de seu líder, o acompanharam pela última vez, e assistiram da primeira fila à declaração de amor e à despedida do zagueiro.

‘Só há uma palavra que queremos dizer a Puyol. Obrigado. Você é o melhor capitão da história’, declarou o presidente Josep Maria Bartomeu, anunciando o início da homenagem ao jogador.
Não foi só o presidente que usou a palavra ‘obrigado’, acima de todas ao se referir a Puyol. Este foi o termo usado por todos os que falaram ao capitão, no início e no final de suas frases, que deixaram o zagueiro emocionado. Puyol foi forte. Interrompeu seu discurso mais de uma vez, mas, entre suspiros, terminou suas palavras sem sucumbir às lágrimas. Ao final, foi aplaudido de pé por mais de um minuto por todos os presentes no auditório do Camp Nou. 
‘É um momento muito difícil para mim. Estou muito emocionado. Se quando pequeno me dissessem que teria uma carreira assim eu não teria acreditado. Vivi o sonho de milhões de garotos, sou um privilegiado’, disse o zagueiro, após a exibição de um vídeo que lembrou os principais momentos de sua trajetória no Barça, com declarações de companheiros, treinadores, e amigos, com todos repetindo o gesto de beijar a braçadeira de capitão, eternizado por Puyol.