O andamento da construção da Creche ProInfância, na Vila Monteiro, em Flórida Paulista, tem deixado muitos moradores desapontados. A obra deveria ser concluída em dezembro de 2012, mas está inacabada e totalmente paralisada desde o ano passado.
Como se não bastasse o atraso, a população ainda convive com a falta de segurança que o local propícia. Não há proteção para impedir a entrada de pessoas no prédio, e segundo alguns moradores, isto tem facilitado que o local seja ponto de encontro de usuários de drogas à noite.
Este aspecto de abandono, rodeado de mato e sujeira, tem atraído, ainda, os vândalos, que já picharam grande parte das paredes que já haviam sido pintadas. Há alguns meses, a vegetação ao redor da construção incendiou e quase atingiu as paredes do prédio.
“A situação está um caos”, disse Silvania Ferreira que mora próxima ao local. Para ela, o que era pra ser uma benfeitoria se tornou um transtorno para os moradores do bairro.
Várias mães que precisam da creche para deixar seus filhos enquanto trabalham durante o dia, contaram à reportagem que criaram expectativas, mas estão desapontadas com a demora da implantação da unidade.
A única creche do município atende atualmente 110 crianças. Com a implantação da creche na Vila Monteiro, a ideia é direcionar as crianças daquele bairro e adjacentes para a nova unidade escolar, enxugando assim, a demanda da creche central.
PREFEITURA – Em janeiro deste ano, a Prefeitura informou que a construtora havia sido notificada a retomar as obras até o final daquele mês, mas já se passaram quase quatro meses e a situação continua a mesma.
A reportagem procurou novamente a administração municipal e segundo o chefe de gabinete, Marcelo Lopes Alves, a construtora responsável pela obra – Construtora Wilson dos Anjos Bertipaglia & Cia Ltda – é a mesma que executa a reforma da Escola Municipal Octaviano José Corrêa, e que por este motivo, os serviços ainda não foram retomados. Segundo ele, somente com a conclusão da reforma do Octaviano, é que será possível dar continuidade na Creche da Vila Monteiro.
O município foi contemplado com a creche durante a administração Wilson Froio Junior. A obra deveria ter se iniciado em 2011, mas só começou em janeiro de 2012.
O investimento para a implantação da unidade foi viabilizado através do Governo Federal, no valor de R$ 588 mil, prevendo a construção de salas pedagógicas, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. A unidade terá capacidade para atender 120 crianças, de 6 meses a 4 anos de idade, em dois turnos.
Ainda de acordo com a administração, falta cumprir 15% do cronograma da obra, mas não há previsão para a retomada. Além dos serviços restantes, serão necessários, ainda, custear os reparos do que foi danificado.