Cristiano Ronaldo e Luis Suárez seguem brigando rodada a rodada pela Chuteira de Ouro da temporada. A dupla divide a liderança do prêmio, dado ao  jogador que marcar mais gols em sua respectiva liga nacional, com 31 gols cada (equivalentes a 62 pontos). A surpresa é o brasileiro Alan, ex-Fluminense e atualmente no Salzburg, da Áustria, que ocupa a nona posição, com 26 gols e 39 pontos. 

CR7 marcou em grande estilo na última rodada, com um toque de calcanhar que evitou a derrota do Real Madrid em casa para o Valencia, no empate em 2 a 2. Suárez, por sua vez, marcou pelo Liverpool no 3 a 3 com o Crystal Palace, na segunda-feira, 5, que complicou bastante as chances de título inglês para os Reds. 
Em seguida aparece Messi, autor de 28 gols pelo Barcelona, e Diego Costa, que balançou as redes 27 vezes. Vale lembrar que as principais ligas europeias (entre elas Espanha e Inglaterra) têm peso 2 na contagem dos gols. Alan, por exemplo, marcou mais que Immobile e Sturridge, respectivamente na sétima e na oitava posições, mas o Campeonato Austríaco tem peso 1,5 no cômputo feito. 
Messi é o atual vencedor do prêmio, tendo marcado 46 gols na temporada 2012/2013. Antes dele, nomes como Cristiano Ronaldo, Henry, Forlán e Ronaldo conquistaram a Chuteira de Ouro.