Após o dia “D” de vacinação contra a gripe, a campanha prossegue desde a última segunda-feira, 28, no Posto de Saúde ‘Dr. Takashi Enokibara’ para grupos prioritários. Porém, as imunizações seguem em um ritmo lento, com pouca procura, principalmente pelos idosos.
Jaqueline Maria de Souza, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, disse que a procura das pessoas acima de 60 anos pela vacina ainda é baixa.
Em balanço realizado ontem, 29, pela Secretaria de Saúde, dos 7.213 idosos que precisam se vacinar até o dia 9 de maio, apenas 2.829 se vacinaram, número considerado baixo pela Secretaria. A enfermeira ressalta que os acamados que se interessarem em receber a dose da vacina devem deixar o nome completo e endereço, na sala de vacinação do Postão, pelo telefone (18) 3822-3151, para que uma equipe se direcione até o domicílio.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe sendo Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, com validade de um ano. Os grupos a receber a dose são os mais vulneráveis a contrair a forma mais grave da gripe, que pode evoluir para pneumonia e até mesmo para o óbito.
O público alvo da vacinação neste ano são crianças na faixa etária de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.