Encerra hoje, 7, o plantão da Justiça Eleitoral para novos alistamentos, transferência ou regularização dos títulos, visando a eleição de 5 de outubro. Quem não votou nas últimas eleições, deve recolher a multa de R$ 3,21 por turno não votado. A mesma taxa deve ser paga pelos moradores com mais de 18 anos e ainda não possui o título.
Em Dracena, segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, desde o começo dos plantões no dia 28 de abril, até a última segunda-feira, 5, foram registrados 380 novos títulos, incluindo novos (alistamentos), regularizações e transferências.
Ontem, penúltimo dia do plantão, o Cartório que atende os moradores de Dracena e Ouro Verde, havia emitido 120 títulos. A previsão, conforme Auresco, é que hoje, último dia do plantão, a procura seja bem maior.
Auresco calcula que entre os novos alistamentos, transferências e regularizações, o número de eleitores nesse ano em Dracena vai passar de 34 mil. Na última eleição, em 2012, o município possuia 32.362 eleitores aptos a votar.
ESCOLAS – Ainda de acordo com Auresco, na primeira quinzena de abril, o Cartório Eleitoral realizou campanha nas escolas para alistamentos de jovens dos 16 anos a 18 anos. “Nessa campanha foram emitidos 911 novos títulos”, informou.
Ele ressalta que essa mobilização realizada a cada dois anos, adiantou os trabalhos que estão sendo feitos no plantão. “A maioria dos atendimentos está sendo de transferência e regularização dos títulos”, acrescentou.
VOTAÇÃO NO PRESÍDIO – Pela primeira vez, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) autorizou a votação para presos provisórios na Penitenciária de Dracena. “Eles já foram cadastrados e optaram por votar em Dracena. Os mesários já foram nomeados, indicados pelo Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e SAP”, enfatizou.
Auresco conclui informando ainda que todos os locais de votação na cidade terão seções com acessibilidade para deficientes físicos. Os Cartórios Eleitorais ficam abertos hoje, das 9h às 18h.