Agricultores e produtores rurais de Adamantina e região participaram na manhã de ontem, 27, do Encontro sobre Associativismo e Cooperativismo, na Biblioteca Municipal da cidade. O evento contou com a presença do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-SP), José Reinaldo Prates; superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA-SP), Francisco Jardim e do secretário de Agricultura Familiar da Unisol Brasil, Israel de Oliveira Santos.

Um dos objetivos foi apresentar às associações a ideia da criação de cooperativas na região, o que de acordo com José Prates, é o instrumento mais adequado para trabalhar a comercialização. Ele explica que diferente das cooperativas, as associações juridicamente não podem fazer comercialização, e por isso, a mudança oferece melhores condições aos agricultores.
Um exemplo de associativismo na região é o trabalho desenvolvido pela Apprar (Associação Passiflora dos Produtores Rurais de Adamantina e Região) e Applemar (Associação dos Produtores de Leite do Município de Adamantina e Região).
O presidente da Apprar, Antonio Manzano, apresentou um breve histórico da associação e traçou suas principais características. Além disso foi apresentado um panorama da importância das políticas públicas para as associações, que são o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Política Nacional de Alimentação Escolar. Em seguida, o secretário de Agricultura Familiar da Unisol-Brasil, Israel de Oliveira Santos expôs o associativismo e cooperativismo como forma de promover o desenvolvimento regional.
O delegado federal do MDA, Reinaldo Prates, também falou sobre o crédito fundiário, por meio do Governo Federal, que visa ofertar para proprietários que possuem pouca quantidade de terra a possibilidade de ampliação, através de uma espécie de financiamento que pode ser quitado em até 35 anos, com juro máximo de 2% ao ano.
Outro assunto abordado na ocasião pelo superintendente do MAPA, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, diz respeito à importância da legalização sanitária para as associações comercializarem produtos processados.
O evento foi realizado pela Applemar (Associação dos Produtores de Leite do Municipio de Adamantina e Região); Apprar (Associação Passiflora dos Produtores Rurais de Adamantina e Região) e Prefeitura de Adamantina, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Unisol – Brasil.
Também esteve presente no evento, o prefeito de Adamantina, Ivo Santos; o presidente da Câmara, Hélio dos Santos; secretários municipais; agricultores e produtores rurais de toda região.