A eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista fez com que o Corinthians ficasse quase um mês sem entrar em campo para uma partida oficial. Entre jogos-treino e trabalhos para aprimorar a parte física, o Timão teve bem mais tempo que o esperado para se preparar para o Brasileirão. O objetivo do momento é se valer o máximo possível dos benefícios proporcionados pela pausa para chegar ao período sem jogos durante a Copa do Mundo entre os primeiros colocados da competição nacional.
O início do torneio foi satisfatório. Com um empate sem gols diante do Atlético-MG, fora, e uma vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, em casa, a equipe busca no duelo com a Chapecoense, neste domingo, às 18h30, um novo triunfo longe dos próprios domínios para manter a fase positiva e seguir sem sofrer gols. A última vez que o Timão teve a rede balançada foi na derrota por 3 a 2 para o São Paulo, no Paulistão, no dia 9 de março.
O período é de mudanças em diversos aspectos para o Timão. A saída de jogadores como Paulo André, Douglas, Emerson Sheik e Alexandre Pato culminou com uma reformulação no elenco, liderada pelo diretor de futebol Ronaldo Ximenes. Além disso, ainda neste mês a equipe deixará de mandar jogos no Pacaembu, substituindo-o pela Arena Corinthians.