As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2014 vão até as 15 horas de amanhã, 7, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O Manual do Candidato está disponível para download também no site da Etec. A taxa de inscrição é de R$ 25. O exame será no dia 8 de junho.

Na Etec Professora Carmelina Barbosa (Colégio Agrícola) em Dracena, estão sendo oferecidas 40 vagas, no período noturno para os cursos técnicos em Informática; Administração (classe descentralizada em Dracena, na EE Alfredo Machado, no Jardim Brasilândia); em Administração (classe descentralizada em Santa Mercedes na Escola Estadual Ministro Oscar Pedroso Horta) e, em Química, também em Santa Mercedes.
A novidade fica por conta do curso de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho. O interessado precisa ter concluído o técnico em Enfermagem. O especialista formado participa no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de Enfermagem do Trabalho e prevenção, integrando a Equipe de Saúde do Trabalhador nos Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Participa ainda dos projetos de educação do trabalhador, em especial, dos programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e promoção da saúde.
VESTIBULINHO – O Vestibulinho oferece 57.207 vagas para o ensino técnico. Desse total, 47.344 são destinadas a 210 Etecs e 59 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.425 vagas oferecidas na modalidade semipresencial. Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital são oferecidas 8.508 vagas para cursos técnicos em 112 escolas estaduais de 73 municípios paulistas e 1.355 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
INSCRIÇÕES – Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas. O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo, para se inscrever em um dos cursos de especialização, ou para passar pelo processo de certificação de competência. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.
Candidatos com deficiências que necessitem de condições especiais para fazer a prova devem fazer uma indicação na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico. (Com informações da assessoria de imprensa).