As bolas que escreveram alguns dos principais capítulos da história do futebol podem ser vistas e fotografadas em São Paulo e Rio de Janeiro. Exposição itinerante mostra as ‘gorduchinhas’ utilizadas desde a Copa de 1970, no México, quando o Brasil conquistou o tricampeonato, até a “Brazuca”, que irá rolar pelas 12 sedes brasileiras a partir do dia 12 de junho.
Em São Paulo,  a “Exposição Bolas Históricas da Copa do Mundo” foi aberta na última sexta-feira, 9, na Centauro do Shopping Eldorado, e fica no local até o dia 26, quando segue para o Bourbon Pompeia (de 29 de maio a 17 de junho), indo depois para o Shopping Anália Franco (de 19 a 13 de junho).
No Rio de Janeiro, as bolas ficam na Centauro do Conviva Américas, na Barra da Tijuca, até o dia 13 de julho.
A mostra contará com bolas das últimas 11 competições e a atual Brazuca, cuja escolha do nome foi pioneira ao envolver diretamente a participação dos torcedores via votação na internet.
Entre elas, está também o modelo icônico composto por gomos preto e branco da Copa de 1970, no México, quando pela primeira vez a bola do torneio mundial recebeu um nome. Chamada “Telstar”, fazia homenagem ao pequeno satélite esférico de comunicações lançado da Flórida (EUA) em 1962, mas que se tornou, provavelmente, o satélite mais famoso de todos os tempos. Em parte, o nome se deve ainda a uma música homônima lançada pelo grupo The Tornados, sucesso no mundo inteiro. Ao todo, quatro lojas receberão a exposição itinerante até o dia 13 julho, passando por São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra poderá ser visitada durante o horário de funcionamento das lojas.
Além das 12 bolas, os fãs do esporte poderão também conferir e fotografar a “Brazuca Gigante”, de 2,2 metros, que ficará exposta na loja Centauro do Conviva Améicas, até o dia 05 de junho, no MorumbiShopping e Shopping Recife, de 12 de junho a 13 de julho.