O motorista do ônibus que pegou fogo no domingo na cidade colombiana de Fundación, o que provocou a morte de 31 crianças, foi detido e deve prestar depoimento nesta segunda-feira (19) sobre o acidente.

“O motorista está detido. Ele se entregou às autoridades durante a manhã e deve prestar depoimento durante uma audiência”, afirmou uma fonte policial de Magdalena, departamento do norte da Colômbia onde fica a localidade de Fundación.

31 crianças e um adulto morreram após explosão de combustível (Foto: Reuters/Stringer)31 crianças e um adulto morreram após explosão de combustível (Foto: Reuters/Stringer)

“Está detido temporariamente, enquanto determinamos sua responsabilidade”, completou a fonte.

Uma das hipóteses do acidente indica que o motorista colocava gasolina no ônibus a partir de um recipiente com combustível de contrabando no momento da explosão.

A polícia informou que o motorista se entregou depois da divulgação de que a hipótese de culpa do condutor estava sendo investigada. Parentes das vítimas atacaram a casa do suspeito e iniciaram uma busca paralela a das autoridades.

O ônibus, no qual viajavam crianças que haviam comparecido a uma missa no domingo, explodiu ao meio-dia e matou 32 pessoas, entre elas 31 crianças. Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo 24 menores de idade.

Outras versões do acidente apontam para uma falha técnica no veículo, que segundo versões preliminares não havia passado por uma vistoria exigida para a circulação na Colômbia.

As autoridades esperam começar nesta segunda-feira o processo de identificação dos corpos das crianças na cidade de Barranquilla, um trabalho muito difícil, segundo os legistas, em consequência do estado de carbonização dos cadáveres.