O município de Irapuru está em festa hoje, 6, e comemora 66 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a data, a Prefeitura realiza diversas atividades desde o dia 1° deste mês. A programação será encerrada no dia 30.
Entre as ações, está programado para ocorrer hoje, às 6 horas, salva de 21 tiros; às 19 horas, comemoração cívica com desfiles de bandas artísticas da região, na avenida Euclides da Cunha; às 21 horas, som com DJ, também na avenida; às 22 horas, ocorre show musical com a Banda Bam, ao lado da Praça Central. Toda população irapuruense está convidada a participar dos eventos.
No próximo sábado, 10, às 21h, haverá jantar dançante, no Clube Kaikan. Também às 21h, noite à mineira, no Lions Clube. No dia 17 (sábado), às 20h, sorteio da Associação Comercial, da promoção do Dia das Mães, na avenida Euclides da Cunha.
No dia 26, às 10h, inauguração da reforma da Creche Municipal ‘Octavina Santana Caivano’. No dia 28, evento intitulado como ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’. A atividade está prevista para começar às 9h, com saída do Jardim Municipal. E para encerrar as atividades no mês de aniversário de Irapuru, no dia 30, às 10h, ocorrerá inauguração do Parque Infantil Silvio Carlos Pacido, na EMEF Pedro Leite Ribeiro.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2013, Irapuru possui 8.123 habitantes. Em 2010, esse número era de 7.789.
A margem esquerda do rio Aguapeí, cortado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o território do município de Irapuru (do tupi ″uirapuru″, uma espécie de pássaro) começou a ser povoado por volta de 1948, quando vieram agricultores de diversas regiões de São Paulo e outros estados, atraídos pelas suas terras férteis.
Os proprietários das terras desbravadas, Junqueira Netto e Cia, incumbiram Oswaldo Leite Ribeiro de loteá-las e vende-las, organizando este a empresa Sociedade Irapuru Ltda., que iniciou a derrubada das matas e a construção das primeiras casas.
Em 1948, foi fundada a povoação de Irapuru, que ganhou rápido desenvolvimento devido a cultura do café e do algodão, chegando a Distrito de Paz ainda em dezembro do mesmo ano subordinado ao município de Pacaembu.
O município foi elevado à categoria de cidade com a denominação de Irapuru, pela lei n.º 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado do município de Pacaembu.
A cidade é atualmente administrada por Silvio Ushijima e o vice Jacques Junior. Hugo Freitas é o presidente da Câmara Municipal.