Assim diz o livro do profeta Ezequiel, capítulo 3, versículos 1 a 3: “Deus disse: Homem mortal, coma esse rolo, depois, vá e fale ao povo de Israel. Então abri a boca, e ele me deu o rolo para comer. E disse: Homem mortal, coma esse rolo que lhe estou dando; encha o seu estômago com ele. Eu comi, e era doce como mel”.
O profeta Ezequiel foi chamado por Deus para anunciar a palavra ao povo israelita. Antes de cumprir essa missão, Ezequiel precisava absorver as palavras do Senhor. A Bíblia diz que ele literalmente engoliu as palavras e processou-as no seu interior, até que elas passassem a fazer parte do seu próprio ser. Então começou a desempenhar a sua tarefa de falar em nome de Deus.
O Senhor Jesus Cristo deu uma ordem à sua Igreja para fazer discípulos (Mateus 28.19). Ordem do Senhor é para ser obedecida. Mas não é só isso. Fazer discípulos é um processo de reprodução. Ou seja, antes de fazer, temos que ser! O ditado “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” é um grande engano, porque não podemos dar o que não temos. Não podemos ensinar a outros aquilo que ainda não aprendemos.
Pregar a palavra e discipular pessoas é vivência, não apenas mero discurso religioso. Nossas atitudes e estilo de vida transformados por Jesus é que vão cativar pessoas para seguir uma caminhada com Cristo.
Isso também funciona para a educação de nossos filhos. Se ensinamos algo a eles e fazemos o contrário, o que vai falar mais alto no coração deles não é a nossa voz, mas o nosso exemplo.
Recomendo a você, caro leitor, que leia e medite na palavra de Deus e ao mesmo tempo ore para que ele te capacite a vivenciar os seus ensinos na experiência de sua vida. Além de ser abençoado, pois as escrituras têm palavras de vida eterna, você poderá fazer diferença para outras pessoas, que serão abençoadas através do teu proceder. Deus te abençoe ricamente.
*pastor e missionário presbiteriano (IPB)