A Polícia Militar do Rio de Janeiro cumpriu nesta segunda-feira (5) mandado de reintegração de posse no clube Caxinguilê, no Horto, terreno que faz parte do Jardim Botânico, na zona sul da capital fluminense. Os moradores que ocupavam a área não aceitavam deixa o local.
Ante à resistência, por volta das 10h, a PM utilizou armamento não letal –bombas e spray de pimenta– para conter um distúrbio. Segundo informações da rádio “CBN”, duas pessoas ficaram feridas.
Concluída a retirada, os moradores iniciaram uma manifestação pelas ruas do Jardim Botânico. Cerca de 60 pessoas exibem cartazes e gritam palavras de ordem contra a PM.
Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria da PM não informou detalhes sobre o tumulto. De acordo com a corporação, a reintegração de posse mobilizou 135 homens do batalhão do Leblon (23º BPM), além de militares do Batalhão de Choque, do BPGE (Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos) e do GRH (Grupamento de Remoção Hospitalar).
A PM informou ainda que a ordem judicial determinando a desocupação foi expedida a pedido do MPF (Ministério Público Federal). O clube Caxinguilê está situado em uma área tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).