A escola de ensino fundamental Emef Eurico Leite de Moraes, de Adamantina, promoveu ontem, 23, a primeira edição da “Lojinha do amor”, em que os alunos tem a possibilidade de obter produtos e ‘pagar’ por eles com a ‘Moeda do Amor’.
Trata-se de um projeto criado pela diretora da unidade escolar, Aline Prates Tarnoschi, denominado ‘Educando com Amor’, que prevê avaliação diária e pontuação aos alunos que participarem das aulas, realizarem as tarefas, não se envolverem em brigas e não tiverem atitudes de desrespeito com o próximo. Em troca, os alunos com bom comportamento, ganham por dia, uma moeda equivalente a ‘1 Amor’. Ao final do mês, é somado o montante de moedas que cada aluno conquistou, e ele pode adquirir produtos na lojinha.
O projeto começou a ser aplicado em abril e desde então, a escola tem registrado diminuição nos casos de brigas e desentendimentos entre alunos. De acordo com a diretora, de abril até o momento houve uma redução de 80% nos casos. “Estamos controlando tudo a partir de uma tabela e nos surpreendemos com o resultado. Superou nossas expectativas”, disse Aline.
Nesta primeira edição do bazar, os alunos puderam trocar suas moedas por brinquedos, bonecas, carrinhos, jogos, caixas de bombons, materiais escolares e dezenas de outras opções de produtos. Os itens foram doados por empresários e cidadãos adamantinenses.
Os produtos foram divididos por valores, a começar por ‘5 amores (cinco moedas) até ‘90 amores’. Algumas crianças optaram por não gastar nesta primeira edição. Um dos alunos do 1° ano disse que gostaria de comprar o rádio portátil que custa 90 amores, então preferiu poupar suas moedas até que consiga juntar a quantidade necessária.
De acordo com a supervisora da rede municipal de ensino fundamental, Maria Vagna da Silva Ribeiro, o projeto estimula o bom comportamento e também a administração e educação financeira que prepara os alunos para serem cidadãos do futuro.
O projeto foi criado pela diretora da escola Aline Prates Tarnoschi e é administrado também pela coordenadora pedagógica Viviane Pereira de Souza.
A próxima edição da Lojinha do Amor deve acontecer no mês de agosto.