A partir de julho, o Procon de Adamantina (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) passará a se interligar ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).
Depois de Presidente Prudente, Adamantina será o primeiro município da região a contar com este sistema na unidade do Procon. Trata-se de um banco de dados da Fundação Procon do Estado de São Paulo que disponibiliza informações sobre problemas de consumo registrados nos Procons de todo o País.
Com esta implantação, todas as consultas e reclamações registradas na unidade de Adamantina automaticamente estarão cadastradas no Sindec, o que irá permitirá que qualquer consumidor visualize a situação de empresas locais.
O coordenador do Procon municipal de Adamantina, Sílvio Eduardo de Lucas, explica que o sistema também irá mostrar se o problema foi resolvido e qual o seu andamento.
Ele pontua que isto já ocorria no Procon local, mas de modo menos abrangente. Antes, todas as reclamações e consultas registradas, eram somadas, e somente os números eram divulgados. Com a inserção do sistema no município, além destes indicativos serem computados no ranking nacional e estadual de reclamações, o nome das empresas também serão divulgados.
Para Sílvio, esta é uma maneira de expor à população o trabalho que é realizado no Procon de Adamantina. “Com este sistema iremos oferecer transparência a tudo aquilo que vem sendo feito”, expõe.
O coordenador salienta também, que a proposta é divulgar cada vez mais este sistema, para que o consumidor possa checar a situação de empresas, antes de efetuar uma compra.
O Sindec é um sistema da Fundação Procon de São Paulo, que pertence ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça (MJ). 
Para fazer a consulta, basta acessar o site www.procon.sp.gov.br e clicar em Sindec Ministério da Justiça.
CAPACITAÇÃO – Na última semana, o coordenador do Procon, Sílvio Eduardo de Lucas esteve em São Paulo para participar de um curso de atualização referente ao Sindec.
Recentemente, a unidade também foi contemplada com equipamentos novos, como computadores e impressoras para receber o novo sistema.