O município de Adamantina receberá nesta sexta-feira, 30, a pianista Loraine Balen Tatto. O evento, que faz parte do projeto “Concertos Educativos: Música Brasileira” será realizado no auditório da Biblioteca Municipal “Cônego João Batista de Aquino”, às 20h, com entrada franca.
O projeto “Concertos Educativos: Música Brasileira” é promovido em 24 municípios do interior do estado de São Paulo, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Adamantina – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – e tem o patrocínio das empresas Randon.  O objetivo do projeto é divulgar a música erudita brasileira e seus principais compositores.
PIANISTA – Loraine Balen Tatto é natural de Caxias do Sul (RS), diplomada no curso superior de Piano na Faculdade de Artes (Universidade de Passo Fundo – RS), com pós-graduação na Universidade Federal de Santa Maria (RS) na classe do pianista suíço Sebastian Benda. Estudou com Roberto Szidon, Arnaldo Estrella, Eduardo Hazan, Miguel Proença e Magdalena Tagliaferro – que lhe deu o título de “melhor intérprete”. Completou os estudos de piano na França e Itália.
Nos recitais realizados no exterior, a pianista recebeu elogios da imprensa internacional pela sua interpretação da obra de Villa-Lobos. Tem recebido também merecido destaque no trabalho de resgate e divulgação das raízes musicais brasileiras em recitais realizados no Brasil e exterior, sendo considerada uma das grandes pianistas atuantes do repertório nacional.
Além do Brasil, realizou concertos na Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, Itália, França, Hungria, China, Irlanda e Índia.  Loraine ministra Master-Class e Seminários de Interpretação Pianística pelo Brasil. Seu nome consta na “Enciclopédia da Mulher Brasileira”, e já gravou o CD “Música Brasileira”. Em dezembro de 2006, recebeu na Itália o “Prêmio Internacional de Cultura”.