O Rotary Club de Dracena completa hoje, 6, 60 anos de fundação, com cerimônia festiva na sede do clube. Com o lema ‘Viver Rotary, Transformar Vidas’, o clube de serviço possui diversos trabalhos ativos no município e é responsável por vários projetos sociais.
O presidente do clube, Juraci Omodei Júnior e o rotariano Valdomiro Nunes ressaltam que entre as atividades, o Rotary fomentou a fundação da Santa Casa e da Fundec. Há 57 anos realizam a tradicional Campanha do Agasalho local e contribuem desde o início da fundação com rendas para instituições beneficentes da comunidade.
Fundou instituições como a Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Adolescência de Dracena (Apmiad), Associação Comercial e Sindicato Rural, além de ter organizado a 1ª Fapidra do município.
O clube ainda desenvolve programas como a alfabetização de adultos e o EcoRotary, percorrendo o Rio Paraná e recolhendo toneladas de entulho, lixo e materiais que poluem o rio.
O Rotary Club de Dracena está entre os primeiros do distrito 4510, devido às doações realizadas para a Fundação Rotária que atua contra a poliomielite, um dos mais conhecidos projetos do Rotary International. Em razão disso, o Brasil não tem registros de paralisia infantil há 25 anos, sendo notificado o último caso em 1989. Atualmente o Rotary de Dracena conta com 30 rotarianos.
CLUBE – Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Atualmente, o Rotary está presente em mais de 200 países e regiões geográficas, atuando por meio de aproximadamente 34 mil clubes, que reúnem mais de um milhão e duzentos mil voluntários.