A diretoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) campus experimental de Dracena realizou na tarde de ontem, 16, reunião administrativa com o intuito de expor o panorama atual e as perspectivas da instituição à municipalidade. Estiveram presentes o prefeito José Antônio Pedretti; a vice-prefeita Célia Brandani; secretários de várias pastas, representantes do Legislativo e também da sociedade civil.
O coordenador executivo, professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo falou da necessidade de mostrar o que vem acontecendo e decidiu apresentar uma prestação de contas para a sociedade visando explicar a atual realidade do campus Dracena.
“Com 11 anos de fundação no município, atualmente todas as Unesps passam por uma situação financeira delicada”, pronunciou o coordenador.
Segundo ele, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Unesp corresponde a 9,5% do ICMS do Estado, ou seja, R$ 10 bilhões por ano. Figueiredo acredita que brevemente a situação será revertida e declara que mesmo com as dificuldades financeiras, até o momento, não houve impacto no campus de Dracena.
Figueiredo agradeceu todos os deputados e ex-prefeitos que colaboraram com a vinda da instituição para a cidade, inclusive ao prefeito Pedretti que mesmo sem obrigação vem colaborando com o desenvolvimento da entidade. “Para a fundação da Unesp Dracena foi fundamental o interesse do município e das forças políticas. Além disso, a região chama atenção por ser destaque no setor agropecuário no cenário nacional e internacional”, finalizou.
Pedretti aproveitou o momento e anunciou que já protocolou em regime de urgência na Câmara Municipal, projeto do Executivo objetivando a doação de uma área de mais de cinco alqueires para a instituição. A área citada está localizada ao lado direito da Unesp, onde seria o Distrito Industrial, local que gerou muita discussão e polêmica no município há algum tempo. “Aguardamos o bom senso dos vereadores para que o projeto seja votado o mais rápido possível, visto que, será de muita importância para a cidade para que o campus se torne definitivo deixando de ser experimental como é atualmente”, declarou o chefe do Executivo.
CONCEITO – Universidade pública de renome internacional, a Unesp oferece ensino totalmente gratuito e está classificado entre as 100 melhores universidades com até 50 anos de idade. É uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.