Conforme discutido em assembleia geral dos estudantes na última segunda-feira, 2, os alunos da Unesp Dracena optaram por paralisar suas atividades letivas na manhã e tarde de ontem, 5.
Segundo a presidente do Centro Acadêmico da Unesp, Maiara Mayumi dos Santos Shiguematsu, o objetivo é mostrar a indignação perante a atual situação orçamentária apresentada pela reitoria da Universidade. Ela ainda informou que dentre outros, as principais causas que levaram os alunos a paralisar as atividades foram o corte de bolsas de projetos de extensão, que tem como intuito aproximar a comunidade acadêmica e a população; a atual situação orçamentária das universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp); apoiar outras unidades que já se encontram em paralisação, além da prorrogação do aumento salarial dos professores e funcionários.
No período da manhã, os estudantes se reuniram com o coordenador Executivo, Paulo de Figueiredo, para requerer esclarecimentos. Já à tarde, os discentes realizam manifestação na Praça Arthur Pagnozzi e adjacências com cartazes e distribuição de panfletos aos pedestres e motoristas que transitavam pelo local.
De acordo com Paulo de Figueiredo houve reunião durante toda a manhã, onde alguns planos da instituição foram repassados aos alunos. Segundo Paulo, algumas informações proferidas pelos estudantes não procedem e destacou outras formas de negociação com a reitoria. “Entendemos a preocupação, mas a questão não é da forma que eles estão colocando”, disse.
Dos 350 alunos da Universidade, cerca de 10% aderiram à paralisação.