Quem disse que eles não podem? Podem e fazem isso com uma perfeição de poucos. Os animais de estimação podem e devem praticar exercícios físicos e esportes radicais. Essa aventura fica ainda mais divertida e saborosa quando donos e animais se enveredam por trilhas desconhecidas, que geralmente terminam em cachoeiras ou praias de águas calmas.
Trekking, Rafting, boiacross são algumas das atividades preferidas pelos turistas humanos e peludos que pertencem ao clube de relacionamento criado pela ‘Turismo 4 Patas’. É bem verdade que as nossas mascotes, Cléo e Alegria, são fãs de água. Não podem ver um rio ou lago que logo se jogam e pedem a companhia dos demais integrantes de cada passeio que realizamos.
Nos últimos seis anos, foram tantas as aventuras que até perdemos as contas, mas o que ninguém pode negar é a felicidade de tutores e animais ao se encontrarem com a natureza, poder respirar ar puro e, é claro, fazer novas amizades durante as aventuras.
Segundo os adestradores especializados em comportamento canino, a prática de esportes radicais e o convívio com outros cães são de singular importância para os animais, afinal, é nesses momentos que eles voltam ao seu instinto: ser cão.
Muitos peludos ficam tanto tempo dentro de casa, na companhia de humanos, que acabem se esquecendo do ‘imprint’ original de sua memória, onde estão gravadas em seu consciente as ações que um cão deve desempenhar na sociedade. Não podemos esquecer que os animais estão acostumados a viver em matilhas, as sociedades formadas apenas por animais.
Os passeios são indispensáveis para os animais, mas os seres humanos também conhecem novas aventuras a cada participação nos eventos que são promovidos com o intuito de aproximar e socializar os animais.
Pessoas de 20 e de 80 anos se divertem nos passeios promovidos pela ‘Turismo 4 Patas’, que nasceu com o intuito de apoiar tutores que encontravam problemas na hora de buscar mecanismos para se hospedar quando viajam com seus animais, afinal esse era o nosso objetivo original.
O tempo passou…. passou e as aventuras e passeios culturais ganharam mais espaço e hoje fazem a alegria de turistas animais e humanos.
* é turismóloga, especializada na área animal. Acesse: www.turismo4patas.com.br