A Copa do Mundo começa em menos de uma semana, com o lançamento na próxima quinta-feira, 12, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Para aqueles que não irão ver a seleção canarinho jogar de pertinho em um dos 12 estádios espalhados pelo Brasil, mas querem viajar, a opção mais procurada tem sido por lugares fora do País, principalmente destinos como a Europa e os Estados Unidos. Enquanto muitos turistas estão chegando ao Brasil, muitos brasileiros têm planos de deixar o País para curtir as férias longe do evento.
De acordo com o proprietário da Xik Tour em Tupi Paulista, Francisco Caldas, a medida adotada pelos brasileiros nesta época do ano trata-se de um fluxo contrário, quando muitos turistas estrangeiros chegam ao Brasil para assistirem ao Mundial, outros preferem evitar tumultos dos grandes centros e conhecerem novas paisagens.
Para atrair o turista brasileiro, pacotes turísticos especiais vêm sendo oferecidos para todos os tipos de bolsos.
Francisco explica que aqueles que adquirirem alguns pacotes ainda neste mês, poderão viajar com desconto de julho até outubro, com saída dos aeroportos de São Paulo ou Londrina (PR). Uma viagem para Miami, na Flórida, com cinco diárias está sendo comercializada por 690 dólares. Uma diferença de 54% quando na mesma época do ano passado o mesmo destino era comercializado por até 1.500 dólares.
Outro destino bem procurado pelos turistas brasileiros tem sido Punta Cana (República Dominicana), onde a viagem de uma semana all inclusive sai por 1.100 dólares. No ano passado essa viagem saiu entre 1.800 a 2.000 dólares.
Para Buenos Aires, na Argentina, a viagem de quatro noites sai por 560 dólares, com passeios inclusos em hotel categoria cinco estrelas.
Já na Cidade do México (México), a viagem sai por 980 dólares all inclusive. Para Cancun (México), o passeio é de 1.130 dólares.
O proprietário da agência acredita que as vendas de pacotes de viagens para outros países durante a Copa do Mundo deverão aumentar em até 50%, devido aos preços das passagens estarem mais atrativas.
Na agência Luciano Turismo as vendas neste período do ano também estão bem aquecidas.
Luciano Gerlin, proprietário da agência enfatiza que, a viagem interna está mais cara, principalmente para as cidades que sediarão o Mundial. Por isso, os brasileiros estão optando por outros roteiros de viagens.
“Junho é calor na Europa e é considerado como alta temporada, mesmo assim, a procura é bem grande para lugares como Madri e Barcelona, na Espanha, Lisboa (Portugal), Orlando e Miami”, diz.
Luciano avalia que com o dólar estável nas últimas semanas (por volta de R$ 2,24), o preço do pacote turístico para fora do Brasil fica mais vantajoso e atrativo.
AEROPORTOS – O município de São Paulo deve ser um dos principais destinos dos estrangeiros para o período da Copa do Mundo. É o que aponta recente pesquisa da agência virtual ViajaNet, que apurou o índice de procura por passagens aéreas no Brasil nos últimos dois meses para as 12 cidades sedes do Mundial.
A procura por voos no período da Copa para a capital paulista cresceu 78,20%, em comparação com o verificado no mês anterior, segundo apuração que levou em consideração a diferença entre o índice de busca dos brasileiros nos períodos de 26/3 a 18/4 e 19/4 a 12/5.
Segundo o levantamento, de abril a maio, houve um aumento extremamente significativo na procura por passagens aéreas para todas as cidades que sediarão os jogos. No ranking dos municípios que receberão os jogos, logos atrás de São Paulo está Brasília, com 69,17%, seguida por Cuiabá, com 68,17%.
Confira o aumento de vendas de passagens nas outras cidades: Curitiba 102,31%; Porto Alegre 67,29%; Manaus 52,42%; Belo Horizonte 49,29%; Recife 48,83%; Fortaleza 42,10%; Natal 41,52%; Rio de Janeiro 32,19% e Salvador 23,75%.