Copa do Mundo e Olimpíadas são dois eventos nos quais os atletas vão ao extremo de sua capacidade. E no mais alto nível do esporte, detalhes podem definir quem ganha e quem perde.
Quando a bola rolar, além dos adversários, as seleções terão que superar o cansaço, principalmente jogando em um país com dimensões continentais e muito calor, mesmo nesta época do ano. Para algumas delas, no entanto, o esforço será maior.
Por conta da forma com que a tabela da Copa foi feita e pelo azar que deram posteriormente no sorteio, Alemanha e Portugal vão jogar as fases finais, caso avancem, mais cansadas que outros times.
Professor de educação física e diretor de incentivo ao alto rendimento no governo de Minas, Samuel Souza explica que o problema teria sido resolvido se as chaves das quartas de final em diante tivessem sido feitas invertidas. Como não foram, ele aponta os prejuízos relacionados à recuperação cumulativa.
“Partidas de alto rendimento geram fadiga imediata e avaria de tecidos , dependendo da estrategia de recuperação o atleta pode necessitar de 72h a 144 horas para recuperação total”, explica.