Basta às temperaturas caírem para que o morango comece a ser encontrado com mais facilidade nos supermercados e outros comércios do ramo de alimentação. 

Pesquisas apontam que a fruta pertence à família das rosáceas, a mesma das rosas e maçãs, é rico em vitamina C, tem efeito antioxidante e contribui para a formação do colágeno, que fortifica ossos, dentes, pele e artérias. 
Pode ser consumido in natura, em saladas de frutas, vitaminas, ou em bolos, geleias, tortas e merengues. Na indústria, na fabricação de sorvetes e como recheio de chocolates e doces e ainda é encontrado como ingrediente de cremes e xampus.
O lançamento da fruta no Brasil, pelo Instituto Agronômico de Campinas, o IAC, se refere aos anos 60.  De lá para cá, o plantio se expandiu e não parou mais de se desenvolver nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Avançou também em áreas de regiões com diferentes solos e climas, como Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
Na região de Dracena, não é comum a produção de morango, devido principalmente ao clima muito quente, porém representante da Associação de Produtores Rurais de Dracena ressaltou que se houvesse produção certamente haveria um bom consumo.
Neste final de semana, a rede de Supermercados Troyano promove festival do morango, em todas as lojas. As vendas foram iniciadas ontem, 6. O consumidor poderá encontrar bolos, tortas, espetinhos de morango, copos recheados, e outras delícias a base da fruta, além de bandejas nas feirinhas.
Na cidade e região, a Panificadora Delícia, ficou muito conhecida por realizar o festival do morango. Conforme informou o proprietário Nelson Cavallo Junior, deverá ocorrer no mês de julho. “Neste período os morangos estarão mais doces, com o sabor acentuado, além do preço mais em conta. Agora é início de safra então o valor da caixa ainda é alto”.
O comerciante frisou que o seu estabelecimento foi o pioneiro na região a promover o festival do morango, há 14 anos. “Nem a cidade de Presidente Prudente promovia”, concluiu.