Alternativa sustentável chega às grelhas do tradicional churrasco nos municípios da Nova Alta Paulista. É o Eco Brasa, carvão ecológico. Trata-se de um produto ecologicamente correto com diversas vantagens em sua utilização.
O carvão Eco Brasa pode ser utilizado em churrasqueiras, caldeiras, aquecedores, fornos, entre outros. Com acendimento rápido, proporciona melhor combustão, é econômico e rende mais que o carvão vegetal convencional, além de produzir menos fumaça com rápida elevação da temperatura.
Devido à produção inicialmente ser em baixa escala, gradativamente o produto poderá se encontrado nas principais lojas do ramo e supermercados de Dracena e região.
Os empresários José Renato Leite e Valdeci Clemente mais o responsável pela produção Paulo Ricardo Gomes, trouxeram o Eco Brasa com o intuito de colaborar com o meio ambiente e buscar a sustentabilidade. “O carvão não contribui com o aquecimento global, porque o sistema de produção é construído sob o solo, sem poluentes e se adequa as leis ambientais vigentes”, diz José Renato.
Ao contrário do carvão tradicional, não há necessidade de mexer ou abanar durante o processo de acendimento. Basta esperar a formação das brasas e espalhar os blocos acesos em uma camada uniforme e começar a assar o churrasco. “Vários restaurantes em Dracena já utilizam o Eco Brasa e estão muitos satisfeitos com o resultado”, destaca o empresário.
EXTRATO PIROLENHOSO – Na produção, além do carvão, aproveitam-se os gases, os vapores não condensáveis e os condensáveis da destilação, resultando num processo mais eficiente do ponto de vista ambiental. Nesse aproveitamento, se obtém o extrato pirolenhoso, extraído da queima da madeira, que atua tanto no controle de pragas como na adubação. Também neutraliza o mau cheiro, além do combate de insetos e fertilização de pastagens. O extrato pirolenhoso também poderá ser encontrado em cooperativas e casas agrícolas da região.