Na semana que foi comemorado o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), a Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria da Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade, deu início à distribuição de sementes e ferramentas do programa Horta Educativa. A meta é levar conceitos sobre educação ambiental e alimentação saudável a alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Nesta primeira fase, cerca de 100 escolas de todo o Estado começaram a receber os kits.
Para implantar o projeto na rede de ensino, mais de 1.600 educadores e gestores de unidades de ensino na capital e no interior passaram por capacitação com técnicos da Secretaria da Agricultura sobre horticultura. Agora é a vez dos estudantes terem aulas práticas sobre plantação com auxílio dos professores e materiais elaborados exclusivamente para o programa.
O ‘Kit Horta’ contém carrinho de mão, mangueira, bacias plásticas, pá, enxadão, além de sementes de alface, cenoura, abobrinha, couve, chicória entre outras. Os alimentos colhidos, livres de agrotóxicos, poderão ser utilizados na merenda escolar ou até ser levados para casa. Todas as mais de 360 escolas participantes do programa recebem a horta até o final do ano.
“A Secretaria da Educação dá atenção especial à alimentação dos alunos e oferece uma merenda saudável com equilíbrio de nutrientes, baixo teor de sódio e de gordura. O programa Horta Educativa amplia esse trabalho ao colocar os alunos em contato com a produção e faz com eles sejam também multiplicadores de hábitos saudáveis fora da escola”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Além das hortas, a Secretaria da Educação deu início neste ano à outra ação para reforçar o pacto de tornar todas as 5 mil escolas estaduais polos de formação sustentável. Cada unidade dispõe de um kit de educação ambiental, formado por 24 livros, que orientam crianças e adolescentes de todas as idades a reciclar lixo, amenizar o aquecimento global, economizar água e luz entre outros tópicos de proteção dos recursos naturais do planeta.
O material foi elaborado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria do Meio Ambiente, em linguagem lúdica e ilustrações, e contempla desde histórias infantis até guias de gestão de desastres ambientais.