Na quinta-feira, 19, feriado nacional, a igreja católica celebra o dia de Corpus Christi. Neste ano, o bispo diocesano dom Luiz Cipolini, de Marília que esteve no final da semana em Dracena, pediu para que as paróquias da cidade – Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Santuário Nossa Senhora de Fátima desenvolvam a atividade em conjunto, fazendo uma única celebração.
Às 16h da quinta, haverá missa na igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz), após procissão pela avenida José Bonifácio, até o Santuário.
Grupos das três paróquias colocarão na avenida José Bonifácio, no trajeto tradicional que a procissão percorrer, produtos alimentícios e de higiene pessoal, roupas e cobertores, para posteriormente serem doados a entidades locais. Aqueles que quiserem doar podem procurar a secretaria da igreja Matriz até antes do dia do evento. Não serão desenhados enfeites como antigamente.
SIGNIFICADO – Corpus Christi quer dizer o Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da igreja católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Foi instituída pelo papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.