O dia que todo torcedor da Espanha deseja esquecer, ficará registrado na história das Copas. Anteontem, a derrota por 5 a 1 para a Holanda, transformou-se na pior estreia de um campeão que entra no torneio para defender o título. Até a sexta 13, os campeões mundiais já haviam perdido três vezes no primeiro jogo, mas nunca por goleada. A primeira vítima foi a Argentina, em 1982. Com Maradona, os sul-americanos caíram para a Bélgica, por 1 a 0, em Barcelona. Então vice-campeões europeus, os belgas haviam vencido apenas um jogo em cinco Copas, sem jamais ter passado da primeira fase.
Mais dois vexames
Campeã em 1986, a Argentina perdeu novamente na estréia, em 1990. Dessa vez, o algoz foi a seleção de Camarões, também por 1 a 0, em Milão. A terceira seleção campeã a estrear com derrota foi a França. Em 2002, o time detentor dos títulos da Copa do Mundo, da Euro e da Copa das Confederações foi surpreendido por Senegal, em Seul, Coreia do Sul. A derrota deu início à derrocada francesa, com a eliminação ainda na primeira fase.
Não é a primeira vez
Os torcedores espanhois já experimentaram o gosto amargo das goleadas, em Copas. Em 1950, La Roja tomou 6 a 1 do Brasil, no Maracanã. E ainda teve que engolir mais de 100 mil torcedores cantando a marchinha carnavalesca ‘Touradas de Madri’, grande sucesso da época. O trauma foi tão grande que, durante várias décadas, os ibéricos se recusaram a fazer amistosos contra o Brasil. Só se cruzavam em competições oficiais.
Aconteceu o inacreditável
Em 1952, a Hungria conquistou a medalha de ouro de futebol das Olimpíadas, na Finlândia e, no ano seguinte, fez 6 a 3 sobre a Inglaterra, em amistoso disputado em Wembley. Em 1954, inconformados, os ingleses pediram revanche e foram novamente surrados (7 a 1). Assim, os húngaros credenciavam-se como os maiores favoritos ao título do mundial daquele ano, na Suíça.
A história foi bem diferente
Na etapa de classificação, a Hungria topou com a Alemanha que escalou um time reserva, pois já estava classificada para a etapa sequente. Os magiares, sob o comando de Puskas e Kocsis, infligiram 8 a 3 aos germânicos. O resto da história, os mais velhos conhecem: com o time titular, a Alemanha derrotou a Hungria por 3 a 2 e levou o caneco para Berlim.
O mundo contra os “hermanos”
Hoje, às 19 horas, a Argentina cumpre o primeiro compromisso, dando combate à Bósnia, no Maracanã. Levantamento efetuado, há poucos dias, revela que se trata da equipe mais odiada pelos torcedores dos outros países. Assim, em sua primeira aparição na Copa, a Bósnia já sai na frente de Messi e seus companheiros.
Acionando o plano B?
Sexta-feira à noite, o Chile estreou com vitória de 3 a 1 sobre a ingênua Austrália, com arbitragem de Noumandier Doue, da Costa do Marfim. Uma amiga nossa, de passagem pela sala onde o marido e o filho viam a partida, não se conteve: “Esse Joaquim Barbosa é fogo. Ainda não se aposentou do STF e já virou juiz de futebol”.
Pego no flagra
Segundo o portal UOL, caiu na net o self mais ousado do mundial. Um torcedor encontrou o técnico Muricy Ramalho no banheiro do Itaquerão. E tirou uma foto dele em situação um tanto constrangedora.
andreo@portalregional.net.br