No dia 5 de junho, houve a primeira certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em Brasilândia (MS). A Cooperativa Brasilandense de Apicultores apresentou toda a documentação à médica veterinária Daniele Cristina de Camargo Cabriotti, do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), responsável pela fiscalização do SIM. Foi dado parecer favorável à liberação do registro para que a cooperativa tenha o certificado.
A primeira certificação contou com a presença do prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Luiz Almeida Rosa, do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Valdeires Bento dos Santos (Piacatu), do presidente da cooperativa Cícero Godoy, do presidente da Associação Brasilandense de Apicultores (ABA), José Henrique e do médico veterinário Fernando Brito Malinowski, que será o responsável pelo acompanhamento do SIM.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, agora, a cooperativa terá condições de comercializar seus produtos dentro do município e fornecer mel em sache à merenda escolar. “Dando sequência na operacionalização da comercialização em nível nacional, a cooperativa apresentou também os documentos necessários para a obtenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) para ampliar o leque de comercialização. Essa documentação será apreciada, agora, pelos responsáveis do Ministério da Agricultura para posterior liberação”, explicou João Luiz.