Nessa quinta-feira, 19, às 8h30 foi celebrada missa de Corpus Christi, seguida de procissão na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nova Guataporanga.
Diversos fiéis acompanharam a celebração feita pelo padre Milton Afonso do Nascimento. A rua foi decorada com tapetes doados pela comunidade.
Já no final da tarde, padre Milton celebrou a missa de Corpus Christi na paróquia São João Batista, em São João do Pau D’Alho.
A procissão ocorreu em volta da praça, onde o percurso foi enfeitado com borra de café, bagaço de cana-de-açúcar, pó de serra, tampinhas de garrafa e pintura com tintas (em formato de símbolos que representam a igreja).
A celebração de Corpus Christi é o prolongamento da Quinta-feira Santa, dia da Instituição da Eucaristia.
A celebração de Corpus Christi remete à festa da Eucaristia, que significa o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, tendo como símbolo o cálice da salvação e, logo, o espírito de fraternidade e de partilha. A palavra Eucaristia significa agradecer.
A origem da festa de Corpus Christi remete ao século XXI, na Bélgica, quando uma irmã augustiniana teve uma visão com Jesus, sacramentando que se realizasse uma festa e uma procissão em homenagem ao Santíssimo Sacramento. Por volta de 1264, o papa Urbano IV decretou que a celebração fosse realizada por toda a Igreja Católica.
No Brasil, a festa foi introduzida somente com a chegada dos portugueses, e a primeira procissão aconteceu em Ouro Preto, Minas Gerais.