No início da manhã de ontem, 16, a Prefeitura de Dracena através da Secretaria de Saúde inaugurou sede própria da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no Jardim Jussara. No imóvel novinho, os pacientes poderão contar com mais conforto nos atendimentos, o local é amplo e moderno, conforme informou a secretaria municipal de Saúde, Geni Pereira Lobo.

A nova estrutura conta com sala de espera, farmácia, consultórios, sala de procedimentos, sala de repouso, consultório odontológico, sala de curativos, sala de apoio, sanitários – masculino e feminino – adaptados para pessoas com necessidades especiais. A equipe é composta por 13 colaboradores e o horário de atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A ESF Jardim Jussara tem como coordenadora Iraci Pereira Lobo Parizotto e os atendimentos médicos são realizados pela médica cubana Yeinis Drake Willians, contratada pelo município em convênio com o Ministério da Saúde, pelo Programa Mais Médicos. A unidade oferece assistência à saúde preventiva a 1.100 famílias, ou seja, quatro mil pessoas que recebem atendimentos de prevenção ao câncer de colo de útero, aferição da pressão arterial, controle de diabetes, puericultura, visita domiciliar do médico responsável, palestras educativas, entre outras atividades.
SANTA CLARA – Em seguida, às 10h, foi inaugurada a sala do Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) no Posto de Saúde Eduardo Ligeres, no Jardim Santa Clara. A nova sala acolherá os agentes de saúde para que os moradores sejam ainda melhores atendidos. As melhorias fazem parte do “Programa Requalifica UBS”, uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica. O objetivo do programa é propor uma estrutura física das unidades acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade e que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.
Além do Santa Clara, a abrangência do PACS é composta pelos bairros Emílio Zanatta, Jardim Alvorada, Jardim Brasilândia e Conjunto Habitacional Paulo Vendramin I, com um total de mais de duas mil famílias cadastradas.
A equipe é constituída por 14 agentes que visitam as residências dentro da área de abrangência. Segundo informações da diretora do PACS, Vânia Cristina Ecle Rodrigues, as famílias recebem suporte sobre medicação, consultas e retornos, além de visita aos acamados para avaliação e orientação quanto às técnicas de curativo e dispensa de material.
Nas solenidades de inaugurações estiveram presentes, o prefeito José Antônio Pedretti; a vice-prefeita Célia Brandani; a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Guiomar Pedretti, além de secretários, membros do Legislativo e funcionários da saúde. O chefe do Executivo agradeceu o Governo Federal e Estadual e aos deputados Reinaldo Alguz, Ed Thomas e Mauro Bragato que sempre viabilizam novos projetos e contribuem com o crescimento do município.