A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) realizou na manhã do último dia 18, avaliação periódica da emissão de fumaça preta nos veículos movidos a óleo diesel.
A avaliação de opacidade foi executada pelo diretor de Meio Ambiente, Vinícius Ribeiro, e pela estagiária da Saama, Suellen Pasquin Siqueira, com apoio do Evandro Luiz Claudino, chefe da Divisão de Oficina Mecânica do Almoxarifado Municipal. Após a avaliação e classificação dos veículos, os que estiverem em desacordo serão encaminhados para assistência técnica ou utilizados como veículo reserva.
A ação tem como objetivo orientar sobre a importância da correta regulagem e manutenção de seus veículos reduzindo, assim, a emissão de fumaça preta e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar no município. 
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, as avaliações serão realizadas semestralmente para garantir o cumprimento das normas ambientais. “É necessário que as pessoas se conscientizem da necessidade de pensarmos nessas questões ambientais”, pontua.
Vinícius ressalta ainda, que a regulagem correta dos veículos reduz drasticamente a emissão de gases e, consequentemente, a redução do efeito estufa, além de atender a uma das diretivas do Programa Município Verde/Azul, a de qualidade do ar. “Os veículos vistoriados estão sendo identificados com um adesivo e aqueles que estiverem irregulares serão encaminhados para assistência. A população toda ganha com essa ação”, garante.
CUIDADOS – Como evitar a fumaça preta: Mantenha o motor do veículo regulado; Faça revisão preventiva; Na manutenção do veículo, exija que a regulagem do motor e a troca de peças sejam feitas de acordo com as especificações do fabricante; Mantenha o sistema de escapamento em ordem; Abasteça com combustível de boa qualidade; Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga; Desligue o motor do veículo sempre que estiver estacionado.