A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião na semana passada, projeto do deputado Mauro Bragato (PSDB), que cria o curso de Engenharia de Alimentos na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Dracena. É uma importante notícia para a Alta Paulista, pois este curso oferecerá novas possibilidades de emprego para região.
O PL 429/2013 também teve pareceres favoráveis aprovados nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação, e de Educação e Cultura, e agora está pronto para Ordem do Dia, o que significa que pode ser colocado em votação no Plenário após acordo no Colégio de Líderes.
Na justificativa do projeto, Bragato aponta que a região de Dracena apresenta grande potencial para a produção pecuária, devido às características de seu relevo e clima e representa a principal atividade econômica da região. E os cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica, jáimplantados na cidade, objetivam gerar e difundir novas tecnologias em diversas áreas da cadeia produtiva animal. E este novo curso de Engenharia de Alimentos complementa os já em atividade.
O parlamentar ainda relata na proposta a vocação agroindustrial do Brasil, e diz que é preciso racionalizar a produção e aumentar a vida útil dos alimentos, com qualidade e preços competitivos, o que somente pode ser alcançado mediante o uso intensivo de tecnologia. Essa demanda abre inúmeras possibilidades de atuação do engenheiro de alimentos.