Na manhã de ontem, 26, a representante da Secretaria de Educação de Adamantina, Sandra Lúcia Rombaldi, a vereadora e professora Noriko Onishi Saito e o vice-diretor das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) Wendel Soares, estiveram visitando o Centro Educacional de Atendimento Especializado (CEAE) em Dracena a convite da diretora de projeto educacional, Rose Junqueira.
Através de reportagem publicada no Jornal Regional sobre o Núcleo de Apoio de Crianças com TDH, a equipe da Secretaria de Educação de Dracena tomou conhecimento sobre o projeto que é realizado em Adamantina e decidiu convidar representantes daquela região e mostrar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no CEAE para que futuramente outros municípios venham a desenvolver o mesmo projeto, tendo como modelo o Centro Educacional de Dracena.
Para Noriko, o Centro é um avanço na educação para ajudar alunos que possuam dificuldades na aprendizagem. Ela informou que luta pela implantação desse mesmo projeto há 10 anos. Atualmente, o Núcleo de Apoio encabeçado pela vereadora realiza palestras em associações de bairros, abordando diversos assuntos relacionados ao TDH, em parceria com a FAI.
Na visita, a diretora do CEAE, Iara Iracides Torres, falou das fases de implantação, funcionamento, atuação dos profissionais e o atendimento e acompanhamento de acordo com as necessidades de cada aluno, e ainda explicou a importância do apoio da Prefeitura para a idealização do projeto.
Os representantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do Centro Educacional e tirar as dúvidas com a equipe de profissionais que oferecem assistência às crianças. Além dos representantes de Adamantina, estiveram presentes integrantes da Educação de Flórida Paulista, Osvaldo Cruz e Valparaíso que também irão disseminar a ideia do projeto em cada município.
Recepcionaram os visitantes o prefeito José Antônio Pedretti, o secretário da pasta, José Roberto Zarzur e demais funcionários.
O Centro Educacional de Atendimento Especializado foi inaugurado no primeiro trimestre deste ano e conta com uma ampla equipe de profissionais capacitados para diagnosticar problemas de crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. O atendimento começa dentro da sala de aula, com a observação do professor. Se constatado fora dos padrões, o docente irá conduzi-lo para a equipe multidisciplinar da unidade escolar que irá analisar e encaminhar o aluno através de relatórios para a coordenação do CEAE.