A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) de Adamantina, emitiu alerta sobre uma prática perigosa e que tem se intensificado no período da Copa do Mundo, a pintura do tronco de árvores.
De acordo com a nota emitida pela Saama, no intuito de enfeitar suas residências e demonstrar apoio à seleção brasileira alguns cidadãos têm aplicado tinta no tronco de árvores, seja com tinta normal ou misturada a cal. Além de alterar o estado físico-natural da planta, a pessoa pode ser enquadrada por agressão ambiental.
Caiadas, como é chamada esta prática, as árvores ficam como se estivessem vestidas numa saia branca. O costume atravessa gerações. Mas as pessoas devem ser orientadas para que mudem o comportamento e saibam que ao contrário de proteger, a tinta prejudica e pode ocasionar até mesmo a morte das plantas.
A tinta impede a respiração realizada pelas árvores através do tronco, traz a morte de microorganismos, que são essenciais a sua sobrevivência. Quando misturada com cal a tinta também corrói os troncos e, em alguns casos, pode culminar na morte da árvore.